sexta-feira, 11 de outubro de 2013

115 anos de Cartola!

     Hoje, 11 de outubro de 2013, o cantor, compositor, músico e poeta brasileiro, Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, completaria 115 anos! Nascido no ano de 1908, na cidade do Rio de Janeiro, Cartola cresceu no morro da Mangueira, onde junto com um grupo de amigos, criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira.
     Em mais de 50 anos de carreira, entre altos e baixos, Cartola compôs inúmeros sucessos, como "As rosas não falam", "O mundo é um moinho", "Acontece", "O sol nascerá", dentre outros mais.
      O compositor carioca veio a falecer em 1980, aos 72 anos de idade, vítima de um câncer. O corpo foi velado na quadra da Estação Primeira de Mangueira, onde por lá passaram as mais diversas presenças do mundo da música; Clara NunesAlcioneEmílio SantiagoChico BuarqueJoão NogueiraDona Ivone LaraNelson SargentoJamelãoRoberto Ribeiro,Clementina de JesusMartinho da VilaGal CostaSimoneElizeth CardosoPaulo Cesar PinheiroBeth CarvalhoPaulinho da ViolaGonzaguinha, entre muitos outros. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju. Dona Zica viu o corpo do seu grande amor pela última vez, abraçada com Clara Nunes, que era amiga e uma das "queridinhas" do poeta.  



O Mundo é Um Moinho

Cartola

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés