domingo, 12 de outubro de 2014

18 Anos sem Renato Russo

       Renato Manfredini Junior, mais conhecido pelo nome artístico de Renato Russo, foi um poeta, músico e cantor que comandou a banda brasiliense Legião Urbana, de 1982 até sua morte prematura em 1996.


       
Junior, como era chamado pela família, bem cedo começou a se interessar por música se revelando um exímio compositor mesmo antes da formação do Aborto Elétrico e da Legião Urbana.
 Letrista principal da banda, Renato Russo homenageia dois de seus principais ídolos, os filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertand Russel e ainda o pintor Henry Rousseau, na escolha de seu nome artístico, mantendo-se o seu primeiro nome.
      

Com forte influência do punk e do new wave londrino, Renato compôs verdadeiros hinos juvenis, que até hoje soam familiares para muitos jovens, mesmo tendo o seu autor morto há quase vinte anos atrás.
       Celebrada como a melhor banda brasileira dos últimos tempos, a Legião arrebatou milhares de fãs, de todas as idades e classes sociais e intelectuais.
      Olhando o seu trabalho como compositor, vemos as várias facetas do cantor carioca, com músicas ora politizadas, ora românticas; ora descompromissadas, simplesmente com o intuito apenas de entretenimento e por fim, músicas sobre relacionamentos e até depressivas, principalmente a partir do disco “As Quatro Estações” em diante, quando descobre ser portador do vírus HIV.
     

 Renato morreu devido as complicações causadas pela AIDS em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos.O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Parque Burle Marx .
       Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato. Quase duas décadas após sua morte, a banda ainda apresenta vendas expressivas de seus discos pelo mundo.

Abraços, Amaury. "Força sempre!!