terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Médico de Homens e de almas”

            Hoje, 18 de outubro de 2011, dia do médico e dia do pintor, é dia também de Lucas, o evangelista - autor ainda do Livro Ato dos Apóstolos; sendo assim, aproveito a ocasião para indicar uma excelente obra sobre o ilustre médico.
            Publicado há mais de cinqüenta anos, o livro da escritora britânica, Janet Miriam Holland Taylor Caldwell, mais conhecida como Taylor Caldwell, "Médicos de Homens e de almas", narra a emocionante saga de Lucano (Lucas, em sua forma diminutiva) começando por sua infância em Antioquia, na Síria, quando presenciou a estrela que anunciava o nascimento do Salvador.
            Dizem que a autora levou longos quarenta e seis anos para concluir o seu trabalho, tendo-o começado ainda jovem – foram anos de uma pesquisa extremamente meticulosa, sendo consultados mais de mil livros, o que resultou nesta belíssima obra, onde o leitor pode ter uma noção bastante clara, sobre as roupas, lugares e pessoas do período relatado.
             De acordo com a escritora, Lucas era um homem bondoso, sábio, tendo sido um dos maiores defensores do cristianismo, ainda que não acreditasse no Mestre Nazareno a princípio, e nem soubesse que podia efetuar curas com as próprias mãos!
             Portanto, deixo este magnífico compendio como indicação para quem procura um texto com uma narrativa dinâmica e elegante e, ao mesmo tempo recheada de citações históricas, sem a entediante didática dos velhos professores de História, e sem o proselitismo característico das obras religiosas.

                                                                        

Abs,

Amaury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário