quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre Cidadania

Neste fim de semana, um fato chamou minha atenção e não pude deixar de refletir sobre a conhecida frase: “ Seu direito termina, onde começa o meu”
Num domingo daqueles em que a gente planeja não fazer nada, jogar as pernas para o alto, assistir a um bom filme, ou até mesmo não desgrudar  do controle-remoto siguezagueando por todos os canais de TV possíveis, sem compromisso algum, simplesmente foi atormentado o dia todo por uma musica, ou músicas que passavam longe de meu estilo musical, e insistiam em nunca terminar, e o pior, o controle do volume me dava a impressão que emperrou no máximo e se recusava a diminuir.
Meu martírio começou por volta das 10:00 da madrugada ( isso mesmo: madrugada) e ás 20:00 a música não perdia fôlego. Resultado disso é que lá se foi meu domingo de preguiça, descanso, filmes, leitura, ou qualquer coisa que o valha.
Ora, o cidadão tem todo o direito de ouvir a musica de sua preferência, como eu tenho todo o direito de assistir minha TV no sossego de meu quarto.
 Partindo do pressuposto que a frase nos remete a  ideia separatista, ou seja, você tem o seu direito e eu tenho o meu, deveríamos buscar é a melhor forma de convivência , entendendo assim  como correta a “ coexistência de direitos”
O cidadão ouve a música de seu gosto e eu assisto a um filme, leio o livro de minha preferência sem contudo ser importunado de forma tão acachapante.
Cidadania meus caros impõe direitos e deveres a todo cidadão que vive em sociedade, e se queremos exercer nossos direitos políticos, civis e sociais na mais clássica definição de Cidadania,  isso nos impõe em contrapartida “ Deveres”!  Pois o segundo é conseqüência natural do primeiro. Se assim agirmos, estaremos praticando CIDADANIA.

                                                                        João Bosco de Almeida Wiermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário