quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Batalha de Monte Castello

No dia 21 de fevereiro de 1945, as tropas da Força Expedicionária Brasileira tomavam, conjuntamente com a 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos, o chamado Monte Castello, no Norte da Itália, ponto estratégico dos alemães para a penetração em território italiano.
Dentre os inúmeros pracinhas – como eram designados nossos soldados – Otávio Aganetti, meu avô, foi um destes heróis anônimos, que viria a ser ferido em combate quando da tomada do famoso monte, por um estilhaço de granada, ficando hospitalizado pelo menos por três meses.
Tendo alistado em outubro de 1944, então com seus 20 anos, Otávio serviria junto ao 11º Regimento de Infantaria (hoje 11º Batalhão de Infantaria de Montanha Regimento Tiradentes, pertencente a 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, em São João Del Rei/MG), até 04 de setembro de 1945, quando foi licenciado do serviço da ativa.
Tive poucas oportunidades de conversar com meu avô, que preferia não conversar sobre seu passado militar; todavia, segundo me disse em uma de nossas raras conversas sobre o conflito, uma vez no front, preferia atirar para o alto, de modo a não atingir seus “inimigos” – a maioria dos soldados brasileiros não fazia a menor idéia por que estavam ali.
O que ele sempre nos falava era dos colegas norte-americanos, de como eram camaradas com os pracinhas tupiniquins, dividindo sua ração, seu cigarro e até chocolates. Sem falar no empréstimo de suas jaquetas cáqui, já que os uniformes dos brasileiros, muito parecidos com os dos alemães, não eram recomendados na frente de batalha.
                                                           
                                                             Meu avô, Otávio Aganetti

                                                
                                                 Cemitério dos Pracinhas brasileiros na Itália


                                                              Meus avós, Otávio e Nair

                                               
                                                  Meu avô escrevendo para a namorada, Nair

Abs,

Amaury

Nenhum comentário:

Postar um comentário